Nós de Yevgeny Zamyatin

agosto 24, 2017


SINOPSE: Nós, é um romance distópico escrito entre 1920 e 1921 pelo escritor russo Yevgeny Zamyatin. A história narra as impressões de um cientista sobre o mundo em que vive, uma sociedade aparentemente perfeita mas opressora, e seus conflitos ao perceber as imperfeições dele, ao travar contato com um grupo opositor que luta contra o "Benfeitor", regente supremo da nação. O livro só adentrou legalmente a pátria-mãe do autor em 1988, com as políticas de abertura do regime soviético, devido à censura imperante no país.

RESENHA: O livro Nós, foi publicado pela primeira vez em solo norte americano, no ano de 1924, após ser censurado na União Soviética, por ser considerada uma obra capaz de causar desconforto para o Estado. Por mais que não houvesse uma crítica óbvia a URSS, a história possuía semelhanças enormes para com o momento em que viviam.

A história se passa mil anos após uma revolução. E este fator deu início a uma vida extremamente organizada, no qual as pessoas hoje vivem.  Com isso, muitas mudanças foram feitas, e a principal delas, é que agora, elas não são mais chamadas pela nomenclatura “pessoas”, e sim “números”.

O personagem principal se chama D-503 e ele é um engenheiro bem importante para o Estado Único. Trabalha com afinco e não se desvia de nenhuma das atividades monitoradas pela tábua das horas. Ele tem a responsabilidade na construção de uma espécie de nave que levará o Estado Único para fora, ou seja, para o espaço. 


Essa sociedade é regida por guardiões, que são os responsáveis por manter a ordem.  E pelo Benfeitor, que é o responsável por aplicar as leis, e por implantar tudo o que há de bom nesta sociedade.

Todos vivem de forma tranquila, passiva e satisfeita. As casas são feitas de vidro, sem nenhum tipo de privacidade. São iguais, com os mesmos móveis, e arrumação. Dormem no mesmo horário, acordam juntas, possuem o tempo de descanso juntas... enfim, tudo é regido de forma igualitária. Não há nenhum tipo de individualidade.

O único momento que os números poderiam obter poucos momentos de privacidade seria na relação sexual. Pois, ao receberem um talão rosa, que designa o número que terá a relação sexual com você, é possível pegar cortinas para que haja uma privacidade no momento do ato sexual.

Outra coisa que torna o livro bastante interessante é a questão da religião. O autor faz uma comparação com fato dos antigos cofiarem em Deus de forma cega e os números confiarem plenamente no Benfeitor. Pois, se os antigos acreditavam em um Deus, que não conheciam, e que não lhes dava nada, mas fácil seria acreditar e doar-se inteiramente ao Benfeitor. Tendo em vista que ele traz a felicidade para todos os números. 


Este é um questionamento perigoso e bem interessante nos dias de hoje. Pois, muitas pessoas pensam exatamente desta forma em relação a Deus. Sem contar que o autor faz questão de deixar impresso a sua aversão a religião. E aponta que os antepassados serviam a um Deus “louco”, sem nem saber quem Ele era.

Outro fator que nos faz refletir é a questão da liberdade. Pois, liberdade para eles, era sinônimo de crime. E os números não conseguiam sequer entender como era possível uma pessoa ser livre. Já que sendo livre, o Estado não conseguiria prever as suas atitudes e isso geraria um índice grande de crimes/erros.

Estou impressionada com a genialidade deste livro. Nunca achei que uma distopia poderia me trazer tanta veracidade, principalmente em relação ao sexo. Mas “NÓS”, está além de tudo o que eu poderia esperar. Ele me trouxe um desconforto enorme, principalmente por ser tão atual.

Sem contar que justificar/comparar uma tirania instaurada, com a crucificação de Jesus Cristo é insano demais, apesar de fazer com que funcione bem dentro do contexto de vitimização do benfeitor.

Conclusão, livro incrível, muito bem escrito e formulado. Com um crescimento de personagem surreal e um final inesperado. Apesar de ter desejado outro desfecho, o final que o autor escolheu, me surpreendeu. Estou completamente apaixonada por NÓS. Ele é aquele tipo de obra que devemos ler, em vários momentos da vida. RECOMENDADÍSSIMO.

Extras:
- Carta do autor para Stálin.
- Uma resenha de George Orwell.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Título original: Nós
Autor: Ievguêni Zamiántin
Editora: Aleph
Número de páginas: 344
Ano: 2017
Gênero: Distopia 
Onde encontrar? SARAIVA | AMAZON
Nota: 
Livro cedido pelo Editora ALEPH.
OBS: Nenhum dos links acima geram valor monetário ao blog. Exceto quando sinalizado.


CONHEÇAS AS NOSSAS REDES SOCIAIS

You Might Also Like

0 comentários

Conheça nosso Facebook

© Depois do Clouds - 2017. Todos os direitos reservados. Todos os textos e fotos publicados são produzidos por Helen Linhares, criadora do Blog, exceto quando sinalizado